(62) 3317 5500 • comercial@jornalcontexto.net

Anápolis recebe o Encontro de Grupos de Folia

Cultura Comentários 24 de maro de 2016

Tradicional evento está programado para acontecer no dia 09 de abril próximo


A Prefeitura de Anápolis, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, realiza no dia 9 de abril o tradicional Encontro de Grupos de Folia. O evento acontece na Rua A, quadra 05, lote 09, na Vila São Joaquim, a partir das 8 horas. A ideia do evento é promover essa tradição cultural que é destaque na região.
As apresentações contarão com a participação de oito grupos de folia e terminam com a Orquestra de Violeiros da Prefeitura de Anápolis. Logo após, será servido o tradicional almoço feito pelas famosas cozinheiras dos pousos de folia.
De acordo com o secretário municipal de Cultura, Augusto César de Almeida, o encontro de grupos de folia reúne em um só evento cultura e fé, fazendo com que o evento nunca perca sua beleza. “Às vezes o mesmo grupo se apresenta em dois anos consecutivos e, a cada ano, a apresentação fica mais bela”, falou.
Realizado desde 2009, o evento integra o calendário cultural da cidade e oferece para a população a oportunidade de conhecer mais sobre a Folia de Reis. A festa católica, de origem portuguesa é realizada desde o século XIX, e faz referência à comemoração do nascimento de Cristo. Quando Jesus nasceu, três reis magos o visitaram com importantes presentes.
De acordo com o professor Arnaldo Salu, que pesquisa essa vertente cultural, existem mais de 50 grupos de folia na cidade de Anápolis, todos eles com aproximadamente 50 anos de existência. Ele explica uma característica importante dos grupos de folia: “Geralmente são passados de geração para geração, o que explica a longevidade de alguns grupos”.
Um exemplo é o seu Reinaldo com o Grupo de Folia do Zé Pereira, que existe por mais de 30 anos e foi passado para ele por seu pai. “A folia é mais que uma festa pra gente, ela está diretamente ligada com a fé de nosso povo”, afirma Reinaldo.

Autor(a): Da Redação

Comentários


Deixe seu comentário Dê sua opinião a respeito desta notícia. Seu e-mail não será publicado.


Código Anti Span Incorreto!
Obrigado! Seu comentário foi postado com sucesso!
Falhou! Preencha todos os campos obrigatórios (*)

Baixe o PDF de Edições Anteriores

Arte em Propaganda Arte em Propaganda

+ de Notícias Cultura

Escola de artes oferece oficina de gravura em metais

16/11/2018

A Escola de Artes Oswaldo Verano, unidade cultural de formação mantida pela Prefeitura, vai ofertar uma oficina de aplicaç...

Monty Python chega a Anápolis pela Companhia Cotovelo, do DF

16/11/2018

A Companhia Cotovelo é uma companhia de Brasília formada por quatro integrantes que trabalham no espaço Casa dos Quatro, o...

Lei Goyazes prorroga prazo para inscrições de projetos

25/10/2018

A Secretaria de Educação, Cultura e Esporte de Goiás (Seduce), por meio do Programa de Incentivo à Cultura – Lei Goyaze...

“Drama de um doente imaginário” em cartaz

27/09/2018

Um senhor hipocondríaco decide casar sua filha com um médico para abater os custos com a sua saúde. Este é o início da ...