Em agosto deste ano, a delegacia regional de Anápolis registrou uma queda de 70% nas ocorrências de roubo e furto de cargas no município. De acordo com o delegado regional de Anápolis, Álvaro Cássio dos Santos, isso é resultado de um trabalho integrado e bem feito. “Isso mostra que forças integradas, com planejamento e com análise criminal geram bons resultados”, avaliou.
O Programa ProCarga foi lançado em junho, após uma movimentação feita pelo jornalista Vander Lúcio Barbosa, a pedido do Sindicato do Comércio Atacadista e Distribuidor de Anápolis. A iniciativa envolveu também a participação do Rotary Clube Anápolis Oeste e o Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários. Os pilares deste programa são: integração, inteligência e planejamento.
O ProCarga Goiás está fundamentado na integração entre as forças de segurança, com o envolvimento das polícias Civil e Militar, Rodoviária Federal e vários segmentos organizados. Além disso, são usadas também ferramentas de inteligência para a desarticulação das quadrilhas. “Esse trabalho é feito trocando informações entre todos envolvidos”, ressalta o delegado regional.
Além de coibir a prática do crime nas ruas, o ProCarga atua também coibindo a receptação. “O ponto forte do ProCarga é que o estabelecimento comercial que for flagrado no estado de Goiás vendendo produto de roubo de carga, pode ter suas portas fechadas pelo FISCO”, explica o delegado Álvaro Cássio.
Contra o Crime – No começo desta semana, 25, o Grupo Especial de Repressão a Narcóticos apreendeu cerca de 20 quilos de maconha e três quilos de cocaína. A operação aconteceu nos setores Pirineus, Santa Maria e Residencial Araguaia em Anápolis. Três pessoas foram presas pelos crimes de tráfico e associação para o tráfico.
Autor(a): Ana Cláudia Oliveira
Comentários
Deixe seu comentário Dê sua opinião a respeito desta notícia. Seu e-mail não será publicado.